sábado, 30 de maio de 2009

BANANAMAN


Há quem considere o humor britânico algo difícil de se entender. Outros acham simplismente horrível, sem pé nem cabeça. Opiniões a parte o Blog TOP GIBI mostra agora um bom exemplo do humor inglês:
O Bananaman

Bananaman começou sua trajetória nas tiras de jornais ingleses no começo de 1980. Ele é uma paródia na forma de uma mistura de Superman, Popeye e Capitão Marvel ( SHAZAM! ). Do Superman 'emprestou-se' o poder de vôo, a super força e a ivulnerablidade. Do Popeye o fato de Bananaman manifestar seus super dons somente após comer... uma banana, é claro. E do Capitão o fato de seu alter ego ser um pré adolescente ( Eric Wimp ).


Mas Bananaman não era só isso... se em alguma aventura ele precisasse de algum outro super poder ele simplismente os tinha. Se ele precisasse ver através de uma parede, la vinha a visão de raio x. Se ele precisasse respirar debaixo d'agua, OK sem problemas. Os autores se valiam do fato do personagem ser cômico para deixá-lo livre de limitações e coerências e com isso, valia tudo.

O que ele tinha de 'mais ou menos coerênte' era o fato de sua força aumentar proporcionalmente ao número de bananas que ele come. Uma curiosidade mostrada nas tiras é que se Eric comer um tipo de banana diferente do de costume ele se transforma em um Bananaman de aparência diferente ( apesar do fato de nunca ter sido revelado qual o 'tipo correto de banana' que ele deveria comer para se transformar normalmente ).


Bananaman teve duas origens reveladas.

A primeira dizia que Eric nasceu na Lua ( hein? ) e que foi trazido para a Terra ( de que jeito? ) ainda bebê. Seus poderes de 'banana' seriam devido ao fato de que a Lua, quando está na sua fase crescente, parece uma banana ( claro! ).

A segunda dizia que Eric era uma criança normal da Terra ( ufa! ) e que adquiriu seus poderes depois de comer uma banana RADIOATIVA ( o que??!? ).

Alguns anos mais tarde a primeira origem foi considerada como a oficial pois acharam que a segunda ( Homem Aranha que OS perdoe ) era FANTASIOSA DEMAIS.

Bananaman não poderia ficar sem um arque inimigo, no seu caso o Appleman ( Homem Maçã ).
Em 1983 a BBC pruduziu um desenho de Bananaman que teve 40 episódios de aproximadamente 5 minutos cada e que durou até 1986.

Esse desenho chegou a passar no Brasil mas, sem sucesso, acabou se tornando um eventual tapa-buracos da programação da emissora que o tem ( no momento nem imagino qual seria a felizarda ).

Existiram algumas tentativas de modernizar, atualizar e desridicularizar o Bananaman, mas com uma banana como símbolo no peito é meio difícil, não acham?

Pra quem não teve a oportunidade de conhecer Bananaman aqui vai um episódio na íntegra!!!! Ei, deixem pra me xingar depois!... o episóio esta em inglês mas, como o roteiro não é dos mais complexos, dá pra entender direitinho.

video

Se você não entendeu o episódio porque seu inglês é fraquinho, come uma banana pra ele ficar turbinado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails