quarta-feira, 10 de junho de 2009

UM QUACK ANIVERSÁRIO parte 1

PATO DONALD FAZ 75 ANOS



Mickey Mouse é o rato mais famoso do mundo, mas com uma forte concorrencia de outros famosos como Jerry, Ligeirinho e Topo Giggio. O mesmo problema não ocorre com nosso ilustre aniversáriante de hoje que o Blog TOP GIBI tem o prazer de apresentar:



Disparado o "Pato Mais Famoso do Mundo" ( mais até do que o Alexandre!! ) a data do aniverário de Donald, durante um tempo, foi motivo de várias controvérsias. Os primeiros esboços foram realizados ainda em 1931, pelo o ilustrador Ferdinand Hustzi Horvath. ( inclusive a um personagem no GIBI Mickey Mouse Annual de 1931 que se chama Donald Duck mas que nada tem a ver com o personagem que conhecemos ). Já no desenho The Three Caballeros de 1944 seu aniversário é citado como sendo em uma sexta feira 13, fato ressaltado no desenho Donald's Happy Birthday que assinala seu aniversário como sendo dia 13 de março. Polêmicas a parte o Pato Donald tem como data oficial de nascimento o dia em que ele apareceu pela primeira vez no cinema no curta metragem The Wise Little Hen ( A Galinha Sábia ) dia 09 de junho de 1934.



video



Nesse desenho, Donald já aparecia com a tradicional roupa de marinheiro e com sua voz, dublada por Clarence Nash, que faria a voz do personagem até sua morte, em 1985. Desde 1985 a voz de Donald tem sido a de Tony Anselmo, que foi treinado por Nash para o papel. Mas Donald ainda não apresenta a sua personalidade marcante: Nervoso, explosivo, azarado, preguiçoso e teimoso.



Ainda em 1934, o argumentista Ted Osborne e o desenhista Al Taliaferro adaptaram o filme de estréia de Donald para os suplementos dominicais coloridos dos jornais americanos. Ele apareceu pela primeira vez ao lado de Mickey Mouse em11 de agosto deste ano no desenho The Orphan's Benefit, onde se irritava ao extremo ao tentar declamar um poema.


video






Donald Fauntleroy Duck, o nome completo do Pato Donald, é filho de uma das irmãs do Tio Patinhas, Hortência, com Patoso, filho da Vovó Donalda, e tem uma irmã gêmea, Dumbella, que é a mãe de Huguinho, Zezinho e Luisinho. Os pais de Donald eram extremamente estressados e só se acalmavam quando estavam juntos, o que, geneticamente falando, podria explicar o comportamento explosivo dele.



Huguinho, Zezinho e Luisinho, seus três sobrinhos, foram os primeiros coadjuvantes criados para Donald em tirinhas de jornais de 1937, junto com Margarida que foi apresentada no desenho animado Don Donald, primeiro desenho animado estrelado por Donald em 9 de janeiro de 1937. Mas ela tinha outro nome: Donna. Ela só passaria a se chamar Dayse ( Margarida em inglês ) em um desenho chamado Mr. Duck Steps Out de 1940.


video



Em maio de 1937 Donald estreia nos GIBIs americanos em Mickey Mouse Weekly 67 como coadjuvante. Também em 1937, uma editora italiana chamada Mondadori criou a primeira história do Pato Donald especificamente destinados aos GIBIs. Esta história de dezoito páginas, escrita por Frederico Pedrocchi, é a primeira a mostrar Donald como um aventureiro, em vez de simplesmente um personagem infantil. Em 1938, algumas tiras de Taliaferro foram compiladas e publicadas em preto-e-branco no primeiro gibi de Donald: Walt Disney´s Donald Duck.



Em uma pesquisa feita em 1938, Donald era apontado como o personagem mais popular da Disney ( mais que Mickey ), mas isso mudaria depois da repaginação do ratinho feita para o filme Fantasia. Também na década de 30, o Pato Donald atravessou o atlântico chegando a Inglaterra onde o semanário Mickey Mouse Weekly publicava suas aventuras ao lado de um personagem criado por lá, o marinheiro Mac. Na Itália as suas histórias eram publicadas na revista do Mickey, Topolino, o mesmo acontecendo na França, onde ele aparecia nas páginas do Journal de Mickey.




O sucesso na Europa já era tão grande que, mesmo durante a II Guerra Mundial as editoras não pararam de produzir as revistas na França e Itália, onde quem mandava era o Eixo Nazista, que tinha decretado que nenhuma obra americana poderia ser veiculada por lá. Mas dizem que Mussolini - o ditador italiano que comandava essas regiões na época - era um grande fã dos personagens Disney e que isso ajudou muito nessa excessão.


Fim da parte 1




Antes de ir a parte 2 aproveitem para baixar essas super imagens para colorir do Pato Donald que o Blog TOP GIBI trás par você.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails