quinta-feira, 30 de julho de 2009

Previsões Trekkers - 1

Cientistas da Universidade de Oxford já estão quase no nível da equipe do Blog TOP GIBI. Uma prova disso é que eles criaram uma espécie de alumínio transparente ao bombardear o metal com um dos lasers de raio-X mais potentes do mundo. O "alumínio transparente", até então existente apenas no universo da ficção ( Star Trek 4 - 1986 ), pode ser considerado um "novo estado da matéria", segundo os pesquisadores.

O estudo foi publicado na edição desta semana da revista "Nature Physics". Os pesquisadores utilizaram um processo conhecido como fotoionização. Pelo relato deles, o laser foi capaz de "nocautear" um elétron das camadas internas de cada átomo de uma amostra de alumínio, sem romper a estrutura do metal. Isso teria tornado o alumínio praticamente invisível à radiação ultravioleta. No texto de divulgação da Universidade de Oxford , um dos autores do estudo, o professor Justin Wark, afirma que o grupo criou "um estado da matéria completamente novo, nunca antes visto".

Já existe no mercado outro material que é conhecido como 'Alumínio Transparente' - o ALONTM. O ALONTM se trata de um oxinitrato policristalino de alumínio, ou seja, uma cerâmica transparente cristalizada sobre átomos de alumínio. Apesar de ser uma cerâmica, é muito mais resistente, leve e fino que o vidro blindado, oferecendo diversas vantagens para a blindagem de veículos. Apresenta diversas outras vantagens sobre o vidro, e para uso civil já está sendo usado em leitores de código de barras em supermercados devido ao seu alto índice de transparência para luz visível e ultravioleta.

O laser usado no experimento de Oxford foi o "Flash" ( que apesar do nome, é um aparelho de primeira e muito útil ), que fica na Alemanha. A expectativa dos cientistas é que o feito ajude a compreender a formação de pequenas estrelas que se formam a partir de implosões de lasers de alto poder. Com isso, acredita Wark, é possível que um dia os homens consigam explorar a fusão nuclear aqui na Terra.

Sem falar que isso deve facilitar, e muito, caso precisemos enviar umas baleias jubarte para o futuro...



video

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails