terça-feira, 7 de julho de 2009

A Origem de Scooby Doo


Em 1969 surgiu uma grande movimentação de pais e entidades ligadas as crianças pedindo, ou exigindo, a retirada dos desenhos considerados violentos que faziam sucesso e lotavam o horário nobre ( ou seja sábados de manhã ). A lista de desenhos continha o 'violentíssimo' Jonny Quest, o 'assustador' Herculóides além do 'sangrento' Space Ghost.

Como lá esse tipo de pressão funciona, estes e outros desenhos 'abomináveis' foram cancelados, alguns prematuramente. Para substituí-los os estúdios de animação americanos contaram com a 'ajuda' dessas entidades, que garantiram que os novos desenhos seriam seguros para as "criancinhas americanas".

Nisso, surgiu um novo grupo de cartoons, dos quais se destacou rapidamente o Archie Show, que tinha histórias leves ( muuuuuito leves ) e númeors musicais. Foi então que Fred Silverman, executivo da emissora de tv CBS, encomendou para a dupla Hanna e Barbera um desenho para rivalizar com o Archie, que era de uma emissora rival.

A idéia era de um grupo rock adolescente ( uma verdadeira febre nas décadas de 1960 e 1970, infuenciadas pelo fenômeno Beatles ), mas com um tempero extra: as crianças teriam que desvendar mistérios entre um show e outro.

Hanna e Barbera passaram essa tarefa para seus melhores escritores Joe Ruby e Ken Spears e seu principal desenhista Iwao Takamoto. O resultado inicial foi "Mysteries Five", que eram cinco adolescentes chamados, Geoff, Mike, Kelly, Linda, WW ( irmão de Linda ) e seu cão, Too Much. Todos eles tocavam em uma banda de rock de mesmo nome, inclusive Too Much que tocaria bongôs. Entre um show e outro eles passariam o tempo resolvendo mistérios envolvendo fantasmas, zumbis e outras criaturas sobrenaturais.

Na hora de decidir que raça de cão seria Too Much, Ruby e Spears primeiro definiram que seria grande e covarde. A raça continuou gerando dúvida entre um Dinamarques ( Dogue Alemão ) e um Cão Pastor ( Sheepdog ). 'Na dúvida pergunte pro chefe' e foi isso que eles fizeram. Então Barbera decidiu pelo dinamarques, principalmente porque Hot Dog o cachorro da turma do Archie era um cão de pastor, e eles não queriam ser taxados de cópia. Ruby e Spears estavam inseguros quanto a usar um Dogue Alemão pois esta também era a raça de Marmaduke um cachorro muito famoso nos EUA em tiras de jornais e alguns GIBIs ( mas, com tanta raça de cacorro por ai, porque eles encasquetaram justamente com duas raças já utilizadas por personagens de destaque??? ) mas Barbera disse que, nisso, ele dava um jeito.

Takamoto, o desenhista escolhido por Barbera estudou as características dos cães dinamarqueses decidiu mudar um pouco o visual do bichão, curvando as pernas, colocando um queixo duplo e deixou sua trazeira mais baixa.

Além do cão outras coisas já haviam mudado do conceito inicial até o momento: Geoff e Mike foram fundidos em um personagem chamado Ronnie ( mais tarde renomeado Fred a mando de Silverman ), Kelly foi renomeada para Daphne, Linda era agora Velma e Shaggy ( o Salsicha ) antes só WW já não era mais seu irmão.

Silverman, também mudou o nome de 'Mysteries Five' para 'Who's SS-Scared?' Achando que estava pronto apresentou o conceito junto com uma pequena animação para os executivos da emissora CBS que acharam que o desenho era muito assustador para as frágeis cabeças das 'americans childrens' e mandaram-no suavisar um pouco as coisas.

Com isso em mente, a equipe trabalhou para tornar o desenho mais cômico e menos assustador. Nessas mudanças eles deixaram de ser uma banda de rock para ser só um grupo de amigos e as atenções se voltaram para a dupla Shaggy e Too Much por serem desde o início os personagens mais cômicos do grupo.


 
Too Much também era um nome que não agradava a ninguém mas só foi trocado quando, diz a lenda, Silverman ouviu uma versão da música 'Strangers in the Night' cantada por Frank Sinatra onde ele faz um improviso "doo-be-doo-be-doo". Deste improviso veio o nome Scooby Doo

Com a mudança do nome do, agora protagonista, Scooby Doo, podia-se mudar também o nome do desenho e o nome escolhido foi "Scooby Doo, Where Are You?"


Feita a revisão, "Scooby Doo, Where Are You?", estrelado por Scoobert 'Scooby' Doo, Shagy Rogers, Fred Jones, Daphne Blake e Velma Dink ( que estão constantemente encontrando mistérios pelo caminho mas, sempre após uma seqüência musical ou um plano mirabolante, pegam o vilão e o desmascararam ) foi re-apresentado aos executivos da CBS, que o aprovaram para a produção.
 
Nasce então ( UFA! ) um dos desenhos de maior sucesso na história da tv mundial!



video

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails