quinta-feira, 9 de julho de 2009

A Família Ultra - Era Clássica pt1




Ultraman é, sem duvida nenhuma, o maior heroi do Japão ( não só em relação a altura... ) Reverenciado a décadas, a grande saga da Família Ultra começou com ele em 1966.

A história é a seguinte: Ultraman chega a Terra perseguindo a nave do monstro Belmar que durante a fuga colide com a nave pilotada por Hayata, oficial da Patrulha Científica. O acidente deixou Hayata em estado crítico e para salvá-lo Ultraman toma a decisão de se fundir a ele.

Mas essa é uma 'fusão simbiótica' digamos, pois na realidade eles não se tornam um, como seria o resultado de uma fusão tradicional, eles trocam de lugar constantemente ( mais ou menos como acontecia com Capitão Marvel/Rick Jones, nos GIBIs da Marvel ). Essa troca de lugar acontecia mediante o uso de um bastão chamado 'Cápsula Beta' e teóricamente era dentro dela que ficava o alter ego, até que a troca fosse desfeita. Na prática Ultraman dividiu sua energia com Hayata, que estava a beira da morte, e até que este se recuperasse totalmente, a quebra dessa simbiose seria a morte para ambos.

Com essa 'fusão' Ultraman passou a fazer parte ( sem que ninguém soubesse ) da Patrulha Científica, um grupo armado especialmente formado para lutar contra os monstros.

A Patrulha Cientifica era composta, além de Shin Hayata pelo Capitão Toshio Muramatsu , Daisuke Arashi, Mitsuhiro Ide ( ou Ito, dependendo da dublagem ) e Akiko Fuji a única mulher da equipe e a oficial de comunicações, mas sem uma grande participação na série. Havia também um garoto chamado Isamu Hoshino que vivia por lá, e até ajudava de vez enquando, e que na dublagem americana se tornou Hoshino Fuji passando a ser considerado irmão de Akiko.

Os 39 episódios a série Ultraman parecem até coisa de americano, onde tudo sempre acaba bem e com risadinhas no final... a não ser no último! No episódio 39 a produção de Ultraman mostra toda a sua ousadia e um pouco do potencial que uma série Ultra poderia ter.

No episódio final, eis que surge Zetton ( não, não é uma mistura de Zé com Antonio não... isso é outra coisa, pra falarmos depois... ). Zetton é um monstro 'projetado' para vencer Ultraman, e é exatamente isso que acontece. Zetton detona Ultraman que cai duro no chão ao final da luta, deixando todos achando que ele morreu, e só é derrotado por uma nova arma da Patrulha Científica, que salva a pátria.

Após o final da luta chega Ultraman Zoffy, que constata que Ultraman não está morto mas precisa ser levado de volta ao lar em M-78 para se recuperar.
Antes de iniciar a viagem Ultraman fala a Zoffy de sua fusão com Hayata e então Zoffy usa sua energia para finalizar a recuperação do humano e finalmente separar os dois.
video

Ultraman foi inovador criando despretenciosamente um conceito que viraria em uma das mais poderosas franquias da TV mundial. A série foi exibida de 17 de julho de 1966 a 9 de abril de 1967. Em outubro desse ano surgiria uma série ainda mais inovadora e que consolidaria de vez a fama da Família Ultra... Ultraseven!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails