domingo, 30 de agosto de 2009

Lanterna Verde Especial - 1

Aproveitando o lançamento do TOP GIBI Zine nº2 que fala sobre os Lanternas Verdes, o Blog TOP GIBI continua agora uma série de 11 posts sobre a mais antiga, poderosa e importante de todas as equipes de super herois do Universo DC e o seu mais destacado membro:







LANTERNA VERDE - HAL JORDAN
e A TROPA DOS LANTERNAS VERDES







Hoje apresentaremos a primeira parte da desenhografia do Lanterna Verde, um raio-x de suas passagens pelos desenhos animados.






1. O HOMEM DE VERDE
FILMATION








Hal Jordan foi o primeiro Lanterna Verde a aparecer em um desenho animado, e em desenho próprio feito pela Filmation e exibido originalmente no programa Superman / Aquaman Hour em 1967. Nele nosso super heroi recebeu o nome de "O Homem de Verde" ( agradeçam a Herbert Richers ) e ganhou um sidekick: Kairo, um venusiano que é o melhor amigo de Hal e único a conhecer a sua dupla identidade ( Kairo aparece no desenho fazendo o mesmo papel que Tom Kalmaku fazia nos GIBIs ).


Foram apenas 3 episódios:
1. Evil is as Evil Does
2. The Vanishing World
3. Sirena, Empress of Evil






Veja a abertura do desenho do Lanterna Verde da Filmation





video








2. O DESAFIO DOS SUPERAMIGOS




O Lanterna Verde demorou mais de 10 anos para voltar aos desenhos animados. Isso aconteceu na 3ª temporada do clássico Superamigos, chamado originalmente Challenge of the Super Friends ( essa foi a unica versão dos Superamigos que recebeu um nome que a diferenciava das demais aqui no Brasil ). Nesse desenho Hal era o Lanterna e junto com outros personagens fazia parte de um 'elenco rotativo' que se revezava para acompanhar os Superamigos originais nas aventuras. Nesse desenho Hal era desenhado de forma diferente do visual dos GIBIs, com a pele bem dourada e um queixo duplo bem acentuado.




Veja a abertura de Challenge of the Super Friends







video









3. The Super Powers Team: Galactic Guardians






Hal voltaria a aparecer na 9ª e ultima temporada de Superamigos em 1985-1986. Esse desenho tem como característica mais marcante o fato de ser a que mais se assemelha a Liga da Justiça. Nessa versão a aparência de Hal já é bem mais próxima dos GIBIs.




Veja a abertura de The Super Powers Team: Galactic Guardians





video




4. SUPERMAN - A SÉRIE ANIMADA







Depois de quase 15 anos de ausência o Lanterna Verde volta aos desenhos animados em 1999 mas ele já não era mais Hal Jordan ( O QUE??? ). No episódio "In Brightest Day" de Superman: The Animated Series Kyle Rayner faria sua estréia. Era a época em que a DC acreditava que poderia substituir Hal no coração dos fãs ( Bwahahahahahahaha!!! ), mas como Kyle sempre foi um personagem fraquinho, os produtores do episódio, pra tentar incrementar a coisa, colocaram Rayner com a aparência de Hal e recebendo seu anel do moribundo Abin Sur, como se ele fosse o primeiro Lanterna ( Bwahahahahahahaha!!! duplo ).








Veja abaixo ( divididos em 2 partes ) o desenho "In Brightest Day"





video







video








5. BATMAN DO FUTURO




Um ano mais tarde, o garoto Kai-ro foi apresentado como parte de uma Liga da Justiça do futuro no episódio de Batman Beyond, "The Call".


Assista um pedaço de "The Call"





video




7. LIGA DA JUSTIÇA




Em 2001 eis que surge um dos melhores desenhos de super herois de todos os tempos "Justice League" Nele o Lanterna escolhido foi John Stewart. Existe uma especulação de que John foi escolhido por ser 'politicamente correto' mas disso falaremos outra hora. O importante é que essa era a grande chance de John voltar a ser um personagem forte depois dos acontecimentos da mini série Odisséia Cósmica. E ele conseguiu, tanto que garantiu uma vaga na Liga dos GIBIs também ( só até a volta de Hal, é claro, mas isso também fica pra depois ).








No episódio piloto ( que não foi ao ar ) ele usa uma máscara que na série regular seria deixada de lado ( talvez numa referência a sua participação em Crise nas Infinitas Terras, onde ele aboliu de vez a máscara do seu uniforme )





Vejam um pouco de John Stewart em ação:






video





No episódio, Legends, a Liga foi transportada para um mundo paralelo onde morava o Sindicato da Justiça da América ( SJA !! ) uma clara homenagem a Sociedade da Justiça. O Guardião Verde era a contra parte do Lanterna Alan Scott. Além do visual, o ponto fraco do anel dele também é inspirado em Alan. Se o poder dele era ineficaz contra a madeira, o do Gaurdião Verde era sobre o alumínio.








Além de Stewart outros membros da Tropa dos Lanternas Verdes fizeram uma pontinha em um episódio. Os convidados incluíram Katma Tui, Galius Zed, Kilowog, Salaak, Tomar-Re, Arkkis, Chummuck e Larvox.










John também foi retratado como um Lorde da Justiça ( a Liga do Mal de um futuro possível ) no episódio Um Mundo Melhor







Veja um pedacinho de Um Mundo Melhor:





video




Após muita chiadeira dos fãs, no episódio The Once and Future Thing, Part 2: Time, Warped , Hal Jordan fez sua única e breve aparição na Liga Sem Limites





Em 2003, Hal Jordan participou de um dos mais divertidos episódios do maluco Duck Dodgers. Voces podem assistir o episódio completo ( em inglês ) aqui:




Em 2003 a Liga da Justiça participou de um crossover na série Super Choque, e John Stewart estava lá também.





video





Não perca a parte 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails