terça-feira, 23 de março de 2010

Homem Aranha na TV




A história da série de TV do Homem Aranha é, no mínimo, pouco convencional, principalmente vista pelos padrões de hoje. Tudo começou no dia 14 de setembro de 1977 quando chegava as telinhas americanas um telefilme que seria o primeiro longa-metragem do Homem-Aranha. O sucesso foi grande e a rede CBS e a Charles ( Izumis ) Fries Production decidiram continuar investindo na produção de O Homem-Aranha, mas apartir de agora, como serie.



Depois de alguns meses de preparação em 5 de abril de 1978, estreou na tevê o episódio "The Deadly Dust" ( A Areia Mortal ), com a primeira parte da trama que continuaria na semana seguinte. Mas a produção dos episódios era muito cara, trabalhosa e demorada ( lembrem-se que naquela epoca - anos 1970 - não havia os recursos visuais que temos hoje ) e, por isso, apesar de continuar sendo considerado uma serie 'Homem Aranha' não seguiu um padrão semanal ou mensal para a exibição. Optou-se pelo formato de especiais( quando ficava pronto o episódio ele ia ao ar ).



Se nos desenhos animados ( até aquela época ) o visual e as características dos personagens Marvel eram muito próximas dos GIBIs, nos live-actions a coisa era diferente. Nesta série, destaque para o uniforme do Aranha que recebeu um cinturão prateado e um lançador de teia apenas um na mão direita que apareciam por fora da roupa. Isso sem falar dos olhos na máscara que trazia, na sua 1ª Temporada, algo como uma espécie de peneira. Na temporada seguinte, usou-se lentes espelhadas.




O Homem-Aranha foi interpretado pelo ator Nicholas Hammond.



Já o editor do jornal Clarim Diário, J. Jonah Jameson foi interpretado no episódio-piloto por David White, conhecido da série A Feiticeira. Nos demais episódios, o editor foi interpretado por Robert F. Simon ( que curiosamente também participou da serie A Feiticeira ). Interessante notar que, na série, o editor até simpatiza com o herói, bem ao contrário dos GIBIs.









Robbie Robertson, figura importante nos GIBIs, apareceu apenas no piloto e foi interpretado por Hilly Hicks Jr. um garotão de costeletas que aparentava ter a mesma idade de Parker. Após o piloto, sumiu sem mais nem menos. A personagem Rita Conway ( Chip Fields ) transformou-se na versão negra e politicamente correta de Betty Brandt.





Já a imortal Tia May teve vida curta na serie, aparecendo apenas duas vezes ( interpretada por duas atrizes diferentes). A primeira no piloto ( Jeff Donnell ) e a segunda no quarto episódio "A Noite dos Clones" ( Irene Tedrow ).



Alguns personagens principais foram criados especialmente para a série ( Why, Marvel? Why????? ) como Capitão Barbera ( por que não o Capitão Stacy??? ), que seguiu até o final da 1ª Temporada e Julie Masters, fotógrafa e paixão de Peter ( por que não Gwen ou Mary Jane??? ) que apereceu apartir da 2ª temporada.



Os tradicionais vilões do aracnídeo nunca deram as caras na serie. Eles foram substituidos por motoqueiros, quadrilhas de assaltantes e alguns ricaços gananciosos ( bem mais em conta do que o Homem Areia ou o Dr. Octopus )



Primeira Temporada





video



1 - A Areia Mortal ( Parte 1 )



2 - A Areia Mortal ( Parte 2 )

3 - A Maldição de Rava

4 - A Noite dos Clones

5 - O Seqüestro



Segunda Temporada





video



1 - Aprisionados no Arranha-Céu

2 - Uma Questão Importante

3 - Perigo nas Alturas

4 - O Testamento de Kirkwood

5 - Foto Reveladora

6 - Trama de Lobos

7 - O Desafio do Dragão ( episódio especial de 2 horas )



Ao contrário do que muitos dizem, a serie do Homem Aranha não foi cancelada por ter pouca audiência. Na realidade, apesar de ser muito cara e trabalhosa, o formato de exibir sem periodicidade estava funcionando e a reação do público era boa.



O grande problema é que a CBS ( emissora que transmitia a serie ) também passava as séries do Hulk e da Mulher Maravilha, além de ter produzido os dois telefilmes do Capitão América e um do Dr. Estranho. Com tudo isso seus executivos ( sempre eles... ) com medo de que a emissora ficasse rotulada de " O Canal dos Super Herois" ( e que mal haveria nisso?? Aposto que hoje todas as emissoras adorariam esse título!!! ) decidiu cancelar todos os projetos, menos a serie do Hulk, que eles consideravam um programa dramático e não de aventura/heroi ( nisso eu concordo!! Quem nunca chorou ao final de cada episódio onde, invariavelmente, o Dr. Banner caminha solitário por uma estrada ao som daquela melancólica música??? )









Em 1994 a Fox lançou mais um desenho animado do Homem Aranha. Nele as feições de Peter Parker são baseadas no próprio Nicholas Hammond, uma forma de homenagear o segundo Homem Aranha de carne e osso.







No começo dos anos 1990, foi feito um projeto para uma nova serie do Homem Aranha live action, mas ela não foi levada adiante porque queriam fazer de Peter um mutante ( e aí nem mesmo o Sr. Stan Caça Níqueis Lee engoliu... )



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails