sábado, 13 de novembro de 2010

Fantomas 2

Após a Segunda Guerra Mundial, vieram os longas: Fantomas (1947) e Fantomas Contra Fantomas (1948). Na década de 1960 Fantomas volta aos cinemas para sua estreia em cores em Fantômas (1964), que ganharia mais duas continuações Fantômas Se Déchaîn (1965) e Fantômas Contre Scotland Yard (1966).

video

O Fantomas apresentado nesses filmes não é o dos livros, series e filmes anteriores. É uma adaptação que traz o personagem para o dia-a-dia da época ( e todo aquele clima típico dos anos 1960 ). Nestes filmes Fantomas não é mais um ladrão cruel e sem limites e sim um altruísta que usa seus recursos e talentos para ajudar os outros.

É essa versão do personagem que chega pela segunda vez aos GIBIs, novamente no México, através da Editorial Novaro. Desenhado por Rubén Lara Romero e com roteiros de Guillermo Mendizabal, Fantomas La Amenaza Elegante, teve seu número 1 lançado ainda em 1966. Uma das características das histórias era a constante presença de belas mulheres. Vendida para toda a América Latina ( menos o Brasil único país não spanico ) o GIBI chegou a extraordinária marca de 732 edições sendo cancelado somente em 1985, ano de encerramento das atividades da Novaro.

























Foi este GIBI que a EBAL trouxe para o Brasil em agosto de 1970. Mas suas aventuras não emplacaram por aqui rendendo a coleção apenas 14 edições ( menos de 2% das edições originais ) sendo cancelado em setembro de 1971.




























































Em 1992 o Grupo Editorial Vid voltou a publicar os GIBIs de Fantomas para toda a America Latina Spanica em uma coleção que já passou das 150 edições.














No Brasil o nome Fantomas está mais associado com o personagem dos animes Ogon Batto ( a esquerda ) exibido com muito sucesso por aqui no final dos anos 1960, começo dos 1970, e com o lutador de telecatch ( a direita ).


Atualmente o Fantomas original está longe das mídias mas com esse renascimento dos persoangens de GIBIs para o cinema, etc, não seria de se espantar que Fantomas esteje em breve conosco novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails