domingo, 7 de novembro de 2010

Fantomas


Fantomas surgiu nos Pulps Magazines - os nossos livreos de bolso ( mas que na época ainda não tinham esse nome, eram só livros ), criado pelos escritores franceses Marcel Allain e Pierre Souvestre em 1911. De um total de 43 livros ( entre 1911 a 1963 ) apenas 32 foram escritos pela dupla, os outros 11 somente por Marcel Allain ( Pierre Souvestre morreu em 1914 ).

Veja abaixo as imagens das capas originais dos livros de Fantomas escritos pelos seus criadores Marcel Allain e Pierre Souvestre ( entre fevereiro de 1911 e setembro de 1913 ). O desenho das capas são de Gino Starace.

























































































































Uma das principais características de Fantomas é que ninguém consegue dizer que ele é. Os autores não dão, em nenhum lugar de nenhum dos livros, qualquer descrição física do personagem, e isso aliado ao fato dele ser um mestre dos disfarces ( quase tão bom como Batman ou Tiago Leifert ) abre a a possibilidade de que ele seja qualquer um na história. Outra característica marcante é o seu constante sadismo, com diversos atos de crueldade, deslealdade e violência.

Fantomas foi um verdadeiro fenómeno cultural na França do início do século XX e o seu sucesso o levou rapidamente ao cinema. Entre abril de 1913 e maio de 1914, Fantomas ganhou suas primeiras séries de cinema ( algo inovador na época ) com um total de 22 episódios, ainda sem som.

video


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails