quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Fantastic Four 1994


Nas décadas de 1980 e 1990 era prática comum na Marvel vender os direitos de filmagem dos seus personagens para o cinema. Nesses acordos o estúdio pagava um valor 'x' e tinha total liberdade para fazer o filme do jeito que desse na telha.

Muitas bombas cinematográficas surgiram desse momento infeliz ( e pra lá de captalista ) do nosso querido Stan velho de guerra, e o Quarteto Fantástico não conseguiu escapar dessa.

Em 1992, a Constantin Film era o estúdio que detinha os direitos de levar o Quarteto as telonas. Ela acreditava que eram necessários 40 milhões de dólares para fazer o filme com todo o capricho, elenco e efeitos especiais disponíveis.

Sem conseguir patrocinadores para o projeto e com o prazo do contrato acabando em dezembro daquele ano, a Constantin Film resolveu contratar o perito em 'Filmes B' ( filmes de baixo orçamento que acabam se tornando cults de tão ruins e sofriveis que são ) Roger Corman.


A intenção do estúdio era a de fazer um filme 'Ashcan', ou seja uma gravação sem nenhuma intenção de ser levada ao cinema, feita exclusivamente com fins de satisfazer a exigência do contrato entre ela e a Marvel que exigia o início da produção de um filme até aquela data.

Pra evitar problemas com o elencco e o próprio Corman, o estúdio não revelou a ninguém essa intenção fazendo todos crerem que essa era uma produção pra valer. Como os 2 milhões que foram liberados para as filmagens ainda eram pouco, o estúdio convenceu os atores e a equipe de filmagem a reduzirem drasticamente seus salários dizendo que o filme seria produzido para a TV como um possível piloto para uma série do Quarteto.


Com apenas um mes de filmagens ( janeiro de 1993 ), muito papo furado e tão pouco dinheiro, é claro que o resultado não poderia ser bom. Mas eles conseguiram se superar e fizeram um filme pior ainda. Para continuar com as aparências a Constantin Film, anunciou o lançamento do filme para o inicio de 1994 e começou a pós produção da película.

Os pobres atores  ( Alex Hyde-White / Reed Richards - Rebecca Staab / Sue Storm - Michael Bailey Smith / Ben Grimm  - Carl Ciarfalio / Coisa - Jay Underwood / Johnny Storm - Joseph Culp / Dr Destino e Kat Green / Alicia Masters ), que continuavam não sabendo de nada, é que ainda acabaram pagando o mico de atender a imprensa e ir a convenções de GIBIs até que o anúncio do engavetamento do projeto foi feito no final de 1993.

video

Apesar do resultado ter sido uma bomba de nitrogênio, graças a essa manobra a Marvel não conseguiu tirar o Quarteto das mãos da Constantin. Tá certo que ela se redimiu em parte com os dois filmes lançados nos anos 2000 ( Fantastic Four - 2005 e Fantastic Four: Rise of the Silver Surfer - 2007 ) produzidos em associação com a 20th Century Fox.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails