quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Gerry Anderson pt2

Apesar do fracasso de audiência Joe 90 manteve o prestígio das produções de Gerry junto aos anunciantes tendo vários comerciais produzidos ( assim como seus antecessores ).
 
video

 
Em 1969 ele produziu Doppelgänger - Journey to the Far Side of the Sun. Nele Gerry usou seu conhecimento em miniaturas de naves e cenários para fazer os efeitos especiais do filme ( o que valeu a produção uma indicação ao Oscar ).
 
video

 
O filme não teve muito destaque mas foi significativo para Gerry, mostrando que ele poderia usar os seus conhecimentos e experiênncia em filmes com atores podendo deixar de lado as marionetes e os programas infantis.
 
Mas antes que ele se concientizasse disso Garry ainda usou o Supermarionation na produção  The Secret Service ( 1969 ), onde ele misturava seus bonecos com atores live action.
 
video

 
The Secret Service foi considerado tão fraco que, o projeto foi cancelado antes do primeiro dos seus 13 episódios já gravados, ir ao ar.
 
Ainda em 1969 Gerry começou a produção da série de ficção científica UFO feita totalmente com atores ( e com sua grande contribuição na parte dos efeitos especiais e visuais ).
 
video

 
Com o início dos anos 1970, vieram o fim do casamento e da sua produtora a Century 21 Productions. De empresa nova, a Group Three Productions, Gerry Anderson produz  The Protectors ( 1972 ). Uma série ao "estilo tradicional" sem marionetes, miniaturas ou efeitos especiais desse tipo. Foi um grande sucesso na Inglaterra e nos EUA.
 
video

 
Em 1973 Gerry tentou voltar aos marionetes gravando o piloto da série The Investigator mas não conseguiu convencer nenhuma emissora a comprar este projeto.
 
video

 
Com o sucesso do mix atores + miniaturas da série UFO o interesse para uma nova série do tipo aumentou e com isso surgiu, em 1975, Space:1999.
 
video

 
Space 1999 foi a série de TV mais cara produzida até então na Inglaterra e foi tão bem sucedida que ganhou uma segunda temporada ( das produções anteriores de Gerry Anderson somente The Protectors e Thunderbirds conseguiram esse feito ).
 
Com a chegada de Fred Freiberger ( que produziu a terceira temporada de Jornada nas Estrelas ) várias mudanças aconteceram  no elenco e na direção da série que geraram muitas controvérsias de amor e ódio pelos fãs.
 

video

 
No intervalo entre a primeira e a segunda temporada de Space 1999, Gerry produziu um especial para a televisão chamado The Day After Tomorrow.
 
video

 
Mas a audiencia continuou alta, tanto que Space 1999 quase ganhou uma terceira temporada. Diz a lenda que o dinheiro que serviria para financiar essa nova temporada da série, foi redirecionado por Lew Grade sócio de Gerry na época, para a produção de um filme que Lew queria fazer a anos chamado Raise The Titanic. Lew acreditava que o filme seria um sucesso tão grande que o seu lucro acabaria por financiar não só várias temporadas de Space 1999 mas muitos outros projetos.
 
video

 
Infelizmente o filme naufragou mais rápido do que o navio verdadeiro e Space ficou sem dinheiro para sua nova temporada. Garry, que já não tinha direito aos lucros de seus projetos anteriores ( vendidos durante seu divórcio com Sylvia ), após esse problema se desligou da Group Three Productions.
 
Em 1981, esqucido e com muitos problemas financeiros Gerry Anderson formou uma nova produtora a Anderson Burr Pictures Ltd. A primeira produção da nova empresa foi  Terrahawks. Nesta série Gerry voltaria a trabalhar com bonecos mas desta vez não com marionetes e sim com fantoches tipo "luva".
 
video

 
Terrahawks fez muito sucesso e conseguiu a incrível marca de 3 temporadas. Apesar do sucesso e de uma legião de fãs na Inglaterra, Gerry deu várias declarações dizendo que preferia esquecer ter feito a série.
 
Durante toda as décadas de 1980 e 1990 ele participou de outros projetos mas se dedicou mais a publicidade. Em 1994 ele produziu a série Space Precinct
 
video

 
Em 1996 Gerry foi sondado para participar de uma versão live action para o cinema de Thunderbirds que não deu em nada. Em 2004 foi produzido um filme com os personagens que, apesar de manter boa parte idêntica a série, teve poucas mudanças mas significativas que podem ter levado a mais um fracasso nos cinemas. Este filme não teve a participação de Gerry.
 
Em 2005 estreiou na inglaterra o filme Gerry Anderson's New Captain Scarlet.
 
video

 
Feito por computador a estreia foi acompanhada de uma linha de bonecos e até uma série de GIBIs mas a nova versão não agradou e foi mais um fracasso.
 
Gerry trabalhou ativamente em outras áreas até o começo deste ano quando foi diagnosticado com a doença de Alzheimer.  Ele morreu nesta quarta-feira aos 83 anos. 

Ele será sempre lembrado pelo Supermarionation e, suas grandes obras. Em 2013 nós traremos postagens contando detalhes das produções de Gerry Anderson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails