quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Gerry Anderson

Estou muito triste de anunciar a morte de meu pai, o criador de Thunderbirds, Gerry Anderson. Ele morreu em paz, enquanto dormia por volta de meio-dia de hoje (26 de dezembro), após sofrer de demência nos últimos anos. Ele tinha 83 anos

Foi assim que Jaime Anderson anunciou em seu site a morte de seu pai Garry Anderson.

A carriera de Gerald Alexander Abrahams, seu nome verdadeiro, começou a deslanchar quando ele começou a produzir programas para crianças usando marionetes. 




O primeiro foi The Adventures of Twizzle ( 1957 ):

video

 
O segundo foi Torchy the Battery Boy ( 1958 )
 
video


Em 1959 foi a vez de  Four Feather Falls
 
video


SuperCar ( 1960 ) foi um marco em sua carreira pois ele usou seu conhecimento com fantoches adquirido nos anteriores para criar um sistema eletrônico onde sinais elétricos coordenados com as vozes pré gravadas dos atores faziam os lábios dos bonecos se moverem em sncronia com o som das palavras, o que dava mais realismo. Esse sistema foi chamado de Supermarionation.
 
video


SuperCar foi um enorme sucesso na Inglaterra e em 1962 estreiava seu sucessor Fireball XL5
 
video


Fireball XL5 foi outro sucesso e a primeira produção de Anderson a ser vendida para um canal dos EUA.

Stingray ( 1964 ) é a primeira série produzida para o público infanto juvenil em cores na Inglaterra. Esse ambicioso projeto, para a época, fez com que Gerry criasse grandes melhorias em efeitos especiais, e avanços nas marionetes, com o uso de uma variedade de cabeças intercambiáveis ​​para cada personagem com o objetivo de transmitir expressões diferentes.
 
video


Em 1965 estreia Thunderbirds a série que faria Gerry conhecido mundialmente. Ainda na pré produção, Gerry ficou tão empolgado com os primeiros resultados que resolveu alterar o formato da série de 25 minutos para 50. Isso pediu mudanças para todos os roteiros inclusive para o episódio piloto Trapped in the Sky.
 
video


Uma prova de que Gerry realmente anteviu o sucesso de Thunderbirds foi que, antes mesmo de apresentar o episódio piloto para os executivos da TV britânica, ele já discutia a possibilidade de fazer um longa metragem para os cinemas com estes personagens.
 
video


Mas para Gerry a época de Thunderbirds não foi tão boa assim. Apesar do sucesso na Inglaterra, Austrália e outros países, Thunderbirds não fez sucesso inicialmente nos EUA ( devido aos executivos americanos que escolheram dias e horários inadequados para sua exibição. Mas tarde, quando passou a ser exibido pelo sistema de Syndication o sucesso foi muito grande ). Além disso o longa metragem dos herois foi um fracasso nos cinemas.
Veja o trailer do filme Thunderbirds
 
video


E seu casamento com Sylvia Anderson ( que além de esposa era sócia de sua empresa a Century 21 Productions e co-produtora de várias séries de Gerry ) passava por uma grande crise.
 
Chega 1967 e com ele chega uma nova série Captain Scarlet and the Mysterons. Outro grande avanço de Gerry em sua técnica do Supermarionation. Com bonecos bem maiores que os das séries anteriores Captain Scarlet prometia uma trama mais voltada para o público jovem.
 
video


1968 começa com o filme Thunderbird 6. Feito para os cinemas, ele tentava re-acender o sucesso dos Thunderbirds, mas foi um fracasso maior do que seu antecessor na telona.
 
video


Ainda nesse ano estreia Joe 90. Com o gênero do Supermarionation já desgastado, e roteiros fracos e canssativos, Joe 90 não agradou a audiência e foi a última produção de Gerry com os seus super bonecos.
 
video

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails