sexta-feira, 29 de março de 2013

Os Filmes Piratas de King Kong


Os filmes que vamos falar agora foram realizados sem a  autorização da RKO ( a empresa que detem os direitos de criação e produção de King Kong ) e por isso não fazem parte da "cronologia oficial" do personagem.

King Kong Appears in Edo

 King Kong Appears in Edo é uma produção japonesa de 1938 ( apenas cinco anos após o lançamento do filme original ) feita pelo studio Zenshō Cinema.

O filme pode ser considerado histórico para o cinema japonês pois foi um dos primeiros no estilo Kaiju ( nome dado lá aos filmes com monstros gigantes ) e foi revolucionário em termos de efeitos especiais.



O filme se passa no Japão medieval ( época em que Tóquio ainda se chamava Edo ) e... bom não temos como falar mais sobre este filme. Ele foi exibido nos cinemas japoneses em 1938 e depois desapareceu. 

Acredita-se que as poucas cópias tenham sido destruidas durante a 2ª Guerra Mundial e, se ainda existir alguma está perdida por aí sem que o dono imagine a preciosidade que tem em mãos.
O vídeo abaixo mostra o que talvez seriam as únicas imagens gravadas restantes de King Kong Appears in Edo. Sim, seriam pois não há como ter certeza devido ao fato do filme ter desaparecido há tanto tempo.

video


King Kong

Esse filme indiano, está aqui mais pela curiosidade do que realmente ter algo a ver com nosso gorila gigante.


No filme, quando o Maharaja é deposto por um vilão de outro reino, sua esposa e dois filhos, Badal e Jingu, fogem  para não serem mortos. Eles passam a ter uma vida miserável de pobreza e privações. Não aceitando essa realidade Badal se separa deles em busca de algo melhor. Mas essa vida dura mostrou ter um lado bom para Jingu. Anos se passaram e ele agora é um  homem forte e musculoso, e se propõe a encontrar o irmão Badal. 

Durante suas buscas ele encontra um lutador de wrestler da região, chamado King Kong. King Kong era muito famoso e desafia o forte Jingu para uma "lutinha".  Sem ter noção da força de Jingu, King Kong é fácilmente derrotado para o espanto e a admiração de todos que viram a luta.
video


Jingu então, recebe o título de King Kong e passa a ser considerado o maior lutador do reino. Interessado em melhorar sua imagem junto ao povo, o Maharaja decide fazer uma cerimonia para homenageá-lo e então... ( já contamos quase o filme inteiro e voces ainda querem o final??? )

Feito em PeB, esse King Kong é um típico filme indiano dos anos 60 que foi feito segundo os moldes dos filmes americanos dos anos 50, portanto tem bastante cantoria e cenas de ação. O vídeo abaixo mostra bem isso:

video


Tarzan e King Kong

Outro filme indiano dos anos 60. Falar o que. A procura da fórmula do sucesso, os produtores desse filme resolveram colocar na telona, pela primeira vez, duas estrelas da história do cinema... Bom, podemos dizer que realmente um "Tarzan" e uma espécie de "King Kong" realmente estiveram no filme e sim, ele fez sucesso lá na India. Então missão cumprida ( não é???... )


No filme uma bela mulher, chamada Sharmilla,  sobrevive a um acidente aéreo ( se é que podemos chamar um avião metralhado em pleno ar de acidente... ) e é resgatada por Tarzan. Eles se apaixonam e começam a viver um romance na selva. Tudo estaria muito bem se não existisse outra mulher apaixonada por Tarzan.




Trata-se da Rainha Shibani que passou a vida tentando seduzir o heroi e agora precisa tirar Sharmilla do seu caminho. Para isso ela contrata um lutador de wrestling Dara Singh para usar suas técnicas de luta contra Tarzan e capturá-lo.

Assim que esse primeiro plano falha ela sequestra Sharmilla para a clássica cena de "ou você fica comigo ou essa mulher vai morrer lenta e dolorosamente em uma armadilha de fácil escapatória".


Então chega o momento de King Kong entrar em cena e... ( nós não vamos contar o final, mas podemos mostrar um pouco dessa batalha épica ):

video



Algumas curiosidades:
A cena de abertura com a batalha aérea que resulta no "acidente" foi pego "emprestado de um filme americano The Crowded Sky de 1960 ( se puderam pegar os personagens por que não uns aviõeszinhos, não é? )

O lutador Dara Singh que faz o papel de King Kong no filme de 1962 era muito famoso na época ( e continuou muito lembrado e respeitado até sua morte em 2006 ) e apareceu neste filme fazendo uma pontinha para prestigiar o filme o irmão Randhawa, que faz o papel de Tarzan.



Para finalizar temos 
The Mighty Peking Man

Ao contrário dos filmes indianos em que se usava mais o nome, neste temos o uso do conceito estabelecido na história de King Kong.



Produzido em Hong Kong em 1977, para tentar ganhar uma graninha na esteira do King Kong de 1976, o filme teve fraca aceitação local e nem chegou a se pagar, mas, mesmo assim, chegou a ser lançado nos EUA sob o nome de Goliathon.



No filme uma expedição via explorar o lado indiano do Himalaia. Johnny, lider do grupo, descobre um gigantesco macaco vivendo lá. Para espanto de todos morando junto com ele está Samantha, uma sobrevivente de um acidente aéreo que foi encontrada e criada por Utam ( o nome do macacão ). Como nas histórias de Tarzan ( e de muitas Rainhas das Selvas ) Samantha desenvlveu o comando para a maioria dos animais da selva e ela se desloca pela floresta se balançando em cipós. 



Além disso ela se veste com uma pele de leopardo muitos números abaixo do seu manequim, o que permite várias cenas em que ela fica com alguma parte "desprotegida", se é que me entendem...


Johnny e Samantha logo se apaixonam e resolvem voltar para Hong Kong, levando Utam ( que é dócil como uma criança ) junto para ser exibido ao público. Quando Utam vê Samantha quase ser estuprada por um espertalhão ele enlouquece, sobe no topo de um alto edifício e... ( sem contar o final pessoal, lembram? )

Apesar de ser fraco em atuação e efeitos, The Mighty Peking Man tem um final até bem interessante ( é isso mesmo, estamos elogiando o final e não vamos contar!!! ) e até surpreendente para uma comédia. 

video



ok, eles não queriam fazer uma comédia, era pra ser um filme de ação/terror mas o resultado foi uma comédia, fazer o que?



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails