domingo, 24 de março de 2013

Os Outros Filmes de King Kong - Parte 2

Em seus 80 anos de existência King Kong já foi levado as telas mais vezes do que você imagina ( ou se lembra ). Vamos falar então, sobre os outros 6 filmes considerados oficiais na filmografia do gorilão. 

Hoje falaremos do segundo deles: 

King Kong vs Godzilla

Em 1960, a Toho grande produtora de filmes japonesa, conseguiu uma permissão da RKO Pictures para fazer um filme com King Kong lutando contra um de seus monstros gigantes. A intenção dela era trazer de novo as telas o seu principal produto, Godzilla, e um embate contra King Kong seria uma grande oportunidade de chamar a atenção da mídia e de conseguir fazer o retorno ser um sucesso.

O acordo era o seguinte: a Toho iria produzir o filme e teria todos os direitos para a Ásia, enquanto a RKO Pictures ficaria com os direitos para o resto do mundo.



Lançado como parte da celebração do 30 º aniversário da Toho, em 11 de agosto de 1962, King Kong vs Godzilla foi um sucesso imediato no Japão e logo depois em toda a Asia. 

Todo esse sucesso fez com que a Universal Studios se interessasse em comprar a parte dos direitos pertencentes a RKO, mas para que o negócio se concretizasse ela fez uma exigência: o filme teria que ser refeito em inglês.



Essa exigência foi feita principalmente por dois motivos. 
Primeiro: os americanos não estavam ( e ainda não estão ) acostumados a assistir filmes legendados e filmes estrangeiros desse tipo sempre acabavam com fraquíssimas bilheterias nos EUA.

Segundo: a versão original japonesa era basicamente cômica pois a Toho queria aproximar Godzilla das crianças, afastando o monstro do estilo que o originou, o terror.



Para criar essa versão americanizada e mais adulta a RKO refilmou todas das cenas cômicas substituindo por cenas de ação e romance com atores americanos. Além disso as cenas originais japonesas que ainda restaram foram dubladas em inglês.

Apesar de tantas mudanças no "espírito" do filme o seu conceito continuava o mesmo o que permitiu uma boa montagem final dessas gravações. O filme estreiou nos EUA em 26 de junho de 1963, como comemoração aos 30 anos do filme original.

video


No filme, King Kong mora na Ilha Faro e é levado a Tóquio pelo Sr Tako um empresário de uma industria farmaceutica que quer usá-lo como peça de marketing. Ao mesmo tempo um submarino americano se choca com o iceberg que guardava dentro dele o corpo inerte de Godzilla ( que ficou preso lá no final de seu último filme Godzilla Raids Again de 1955 ).

Godzilla instintivamente volta para o Japão e, quando o Sr Tako fica sabendo ele resolve que não poderia haver promoção melhor para a imagem da sua empresa do que colocar Kink Kong para lutar com Godzilla.


E no final... ( Há!!! Pegadinha do Malandro!!! Nós não contamos os finais, esqueceram??? )

Apesar da revolta inicial dos fãs de Kong que não gostaram de ver a bela e assustadora animação em stop motion se transformar em um homem vestido em uma fantasia de gorila, o filme fez enorme sucesso nos EUA e depois no resto do mundo, inclusive aqui no Brasil, onde passou na televisão com grandes audiencias, até o meio dos anos 80.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails