sábado, 25 de maio de 2013

TOP OPINIÃO - 2

Campinas precisa de um Vigia???

Há alguns meses surgiu na internet um cara que se autodenominava Vigia Uatu e dizia que o mercado de gibis de Campinas estava corrompido. Ele escolheu uma "identidade secreta" pois temia represálias ( inclusive violentas ) por parte dos donos e/ou funcionários das lojas que ele denunciasse. 

Ele também dizia que as lojas que vendiam gibis na cidade estavam divididas em dois tipos: As que tratavam os gibis como lixo ( escrevendo preços na capa, colando etiquetas, não colocando em plásticos, armazenando de forma a deformar, etc ) e as lojas que exploravam os compradores com preços absurdos.

O Vigia anunciou que sua missão era "botar ordem na casa", denunciando as lojas que praticassem os comportamentos acima e orientando os compradores.

Uma missão nobre e relevante. Como colecionador que sou, sei da importância de existir um mecanismo ( uma entidade ou uma pessoa ) que incentive os comerciantes a aumentar a qualidade e diminuir os preços.

Mas, proporcional ao tamanho da missão deve ser o tamanho da qualificação da pessoa que a irá realizar. E para realizar uma missão como essa que o Vigia se propôs, é necessário ter conhecimentos de gibis, do mercado, de administração, do funcionamento das lojas, de vendas, etc. Mas o mais importante para poder se avaliar as lojas de gibis é ter honestidade, ética, critérios estabelecidos, iguais para todos e rigorosos e, principalmente imparcialidade. Isso se sua intenção é a de melhorar o mercado e trabalhar pelos interesses dos compradores, incentivando os lojistas a melhorarem e valorizarem os gibis nas suas lojas.

Infelizmente todas essas expectativas no trabalho do Vigia foram em vão. Escondido na "invisibilidade" da internet, o Vigia abusou dos comentários pessoais com as lojas, e em nenhum momento fez uma avaliação que possa ser considerada útil ou relevante.

Explicando: em uma "avaliação séria" o Vigia deveria visitar TODAS as lojas que vendem gibis ( sebos, comic shop, bancas, stands, etc ) e, utilizando os MESMOS critérios de avaliação e classificação, levantar quais são os pontos fortes e os pontos fracos desses estabelecimentos. Depois disso, divulgar ( ou só aos lojistas ou aos lojistas e ao publico em geral ) para que, principalmente os pontos fracos pudessem ser analisados e resolvidos pela equipe de cada loja para que se possa ter lojas melhores.

Ao invés disso ele limitou uma cidade que tem mais de 30 pontos de venda de gibis ( fora as bancas de novos ) a 4 lojas, desprezando e desmerecendo o trabalho de muitas pessoas que, há anos trabalham com gibis. Além disso ele pegou essas 4 lojas e iniciou um processo de incitação  a raiva e a desavença entre suas equipes. Uma rivalidade que caminha para o ódio.

O mercado e os compradores não ganham nada com uma guerra entre os donos de lojas.

Também há outra pergunta a ser feita. Será que o Vigia REALMENTE visita as lojas para avaliá-las?? Ou somente usa de seu gosto pessoal e de algum rancor particular para criticar?? Afinal, escondido de forma covarde atrás de um personagem de gibi, sem se saber quem ele é, também não há como saber se ele REALMENTE frequenta as lojas e sequer se ele REALMENTE é um comprador de gibis ( ou só um bicão )...

Como ele não se identifica, como saber quais são as suas VERDADEIRAS intenções?? Será que seu objetivo não é EXATAMENTE o de criar esse clima ruim e a desavença???

Isso nos traz de volta a nossa questão inicial:
Campinas precisa de um Vigia???

Desse jeito? Não!
 

2 comentários:

  1. Vinicius Perlato26 de maio de 2013 13:57

    Parabéns pelo texto Marcelo! Achei muito bom mesmo! Como você, eu não concordo com as atitudes do Vigia, que acaba não entendendo de mercado e só dá opiniões superficiais, sem dar solução para nada, enquanto divide as lojas e trata todos sem igualdade. Além disso, desprezo muito opiniões anônimas, se você acredita mesmo no que diz, e trabalha para o melhor de todos, não deveria temer nada. Acho de longe, que Campinas não precisa de algo assim.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto Marcelo! Parabéns! Eu diria que o Vigia falhou em todos os sentidos! Se a ideia era colocar os lojistas uns contra os outros, da minha parte posso garantir que não deu certo! Pq de longe a intenção foi melhorar o mercado em Campinas!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails